terça-feira, 30 de agosto de 2016

Evolução histórica da Logística e áreas de distribuição no armazém.

 São Paulo, 30 de Agosto de 2016.

Objetivo desta aula: Evolução histórica da logística – armazenagem, elementos importantes que contribuíram para essa evolução, fluxo logístico de um empresa, distribuição das áreas de um armazém e os processos de armazenagem.

Principais pontos abordados: A Evolução da armazenagem está ligada à evolução da logística, onde os povos trocavam seus produtos excedentes por outros produtos, registros dos antepassados mostram que os egípcios construíram os primeiros depósitos para armazenar os excedentes de papiro e trigo, produzidos no Vale do Nilo, para posterior envia-los por navios para troca-los em outros produtos. Elementos importantes contribuíram para essa evolução, como os Palet utilizados para movimentação de materiais, dentro de suas dimensões padrões de materiais a serem movimentados e os Container, caixa metálica, com padrões de dimensões, tornando a ocupação otimizada, as vantagens para os clientes, é a segurança de seus bens que são transportados de um ponto a outro, criando uma organização e confiabilidade no comércio internacional.
Algumas outras evoluções existiram que foi desde até os anos 40 até o período atual, levando em conta, visão organizacional, ênfase, foco industrial e o foco logístico. Assim também acontece com a evolução do conceito de Logística, que até a década de 1950 era do campo e do meio militar para o mercado, década de 1960 época de especialização, década de 1970 Integração interna, década de 1980 foco no cliente e década de 1990 até dias atuais Suplly Chain.
Fluxo logístico de uma empresa que vai passa desde o abastecimento de materiais, aos fabricantes, distribuição e por fim consumidor final.
As áreas de um armazém são distribuídas em Docas de recebimento e expedição, área de recebimento e expedição, área de estocagem, preparação de pedidos, embalagem e consolidação.
Entre outras atividades na armazenagem podemos citar, Movimentação e estocagem, embalagem, preparo de documentação e expedição.

Palavras chaves usadas nesta aula: Padronização, movimentação, integração e armazenagem.

Material Complementar:  O vídeo trata sobre A Evolução da Logística.
Na idade da pedra, o transporte não era uma coisa fácil, por muito tempo nem a roda existia. Por isso éramos nômades, ou seja, levávamos os lugares de reprodução para perto do de produção.
E como armazenagem também era muito difícil, o que valia para a logística era a informação. 


terça-feira, 23 de agosto de 2016

Importância e função da armazenagem

São Paulo, 23 de Agosto de 2016.

Objetivo desta aula: Apresentação do Guia da Leitura Lúdica, Apresentação do Guia do Projeto Interdisciplinar, Revisão e encerramento da Aula-1, importância e função da armazenagem.

Principais pontos abordados:  Armazenagem é uma atividade logística, responsável por gerenciar o espaço tridimensional, de um local adequado e seguro para guardar mercadorias para movimentação de forma fácil com equipamento e técnicas de acordo com os produtos que serão movimentados, preservando assim, a sua integridade física e entregando ao seu destino no prazo estipulado e tem como a mais recente missão o gerenciamento de fluxo físico e de informações. 
Armazém ou Almoxarifado é o local físico onde é feita a armazenagem, não podendo ser confundido os termos entre “armazém e armazenagem”, já que um trata-se de um local físico (Armazém ou Almoxarifado) e o outro de conjunto de operações para armazenar os produtos (Armazenagem).
As funções da armazenagem são:
Operacional: Trata-se da guarda, movimentação e processamento de produtos e informações, esse é o dia a dia da armazenagem.
Estratégica: É como um elo de ligação e coordenação na cadeia de suprimentos. A escolha do posicionamento e da função das instalações de armazenagem.  Sendo parte de um conjunto de decisões, que envolvem políticas de serviço ao cliente, políticas de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos. 
A armazenagem depende da demanda dos estoques, e estes, são gerados para que o mercado em geral possa ser atendido de maneira rápida de acordo com seu fluxo, e a medida que os produtos se movimentam está sendo dado um fim estratégico para a armazenagem.
O objetivo da armazenagem entre tantos que existem, podemos citar um dos mais importantes que é o acesso fácil e aumento da velocidade na movimentação dos materiais.

Palavras chaves usadas nesta aulaArmazenagem, estoque, cadeia de suprimentos
.

Material Complementar: Professora Liliane Araújo Pinto, do Instituto Federal de Piauí, explica sobre a Movimentação e armazenagem de materiais. 


terça-feira, 16 de agosto de 2016

Conceitos de Logística

São Paulo, 16 de Agosto de 2016.

Objetivo desta aula: Finalização da aula inaugural, Atividade: Ex. 1, discussão em vídeo, conceitos e definição de Logística, quais seus objetivos, onde ela está presente, a cadeia de suprimentos dentro dessa área e a logística global.

Principais pontos abordados: A Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz, do fluxo e estoque de materiais, controle das mercadorias acabadas, transporte, tudo baseado em informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com a finalidade de atender às necessidades do cliente. A logística tem haver com movimentação e armazenagem, estando envolvida em todo o nosso dia-a-dia, desde as coisas mais simples, até os momentos de maior complexidade e em todas as áreas, como por exemplo, as Empresas, o Comércio, os Serviços e até na atividade do Agronegócio.
É fato que a logística tornou-se algo global, haja vista que essa área visa garantir a disponibilidade de produtos e materiais nos mercados e pontos de consumo, em qualquer parte do mundo, com a máxima eficiência, rapidez, qualidade e custos controlados. "De tal forma, situar logística no mercado global e organizá-la, juntamente com a cadeia de suprimentos é, segundo, um fator crítico de sucesso. (CHRISTOPHER 1997, apud, DIDONET & ALMEIDA)".
Em termos simples, a cadeia de suprimentos envolve a coordenação de todas as atividades ligadas, desde a pré-produção até a entrega, estando presentes nessa cadeia, os fornecedores, fabricantes, distribuidores, atacadistas, pontos de venda e clientes.
O desempenho da empresa vai depender dos fornecedores e do canal de distribuição até os clientes, necessitando de um gerenciamento da cadeia de suprimentos eficaz e eficiente, já que a concorrência não é mais de uma empresa e outra e sim da cadeia de suprimentos.


Palavras chaves usadas nesta aula: informação, eficiência, eficaz, suprimentos,


Material Complementar: Palestra sobre Definição de Logística e definição Supply Chain Management Logística.


terça-feira, 9 de agosto de 2016

Aula Inaugural - 09 de Agosto de 2016 - 2° Semestre

São Paulo, 09 de Agosto de 2016.


Objetivo dessa aula:


Aula Inaugural
Discussão em vídeo sobre o Profissional de Logística
Pesquisa sobre Perfil do aluno