terça-feira, 27 de setembro de 2016

Separação de pedidos - Picking

São Paulo, 27 de Setembro de 2016.

Objetivo desta aula: Atividades nos armazéns, dentre elas em especifico será explicado os tipos, as estratégias, categorias de um processo chamado “Picking” conhecido como Separação de pedidos.

Principais pontos abordados:  Nesta aula falamos de algumas das atividades que ocorrem em um armazém, como: Recebimento que consiste na aceitação física do material entregue, temos também a Armazenagem que é a movimentação de material da área de recebimento para área de estocagem, e dentre elas temos o Picking, que tem o significado de Separação de Pedidos, que envolve a retirada de matérias do estoque para atendimento de uma demanda, ou ainda a coleta e separação dos pedidos segundo a necessidade de cada cliente.
Também temos a consolidação ou montagem de carga aonde os matérias são movidos da área de separação para área de montagem de carga, com a consolidação os itens são juntados de um ou mais pedidos para que todos sejam entregues por um só veiculo, e no carregamento os matérias são colocados na área de embarque do veiculo de entrega e completar a documentação necessária.
Agora se tratando de custos na área de armazenagem podemos observar que as atividades de Picking representam o maior custo das atividades de armazenagem, sendo assim, é importante ressaltar que essa é uma das áreas em que deve haver o máximo de eficiência.
A área de recebimento envolve 15% dos custos, já a movimentação e armazenagem de 15% a 20%, o Picking com a maior porcentagem chegando de 35% a 45% e o carregamento com 15%.
         O tempo gasto com esse processo de separação também é levado em conta, além disso, a identificação nos endereços de coleta e a disposição clara e objetiva das informações (documentações, instruções e etiquetas), também são pontos importantes para se agilizar as tarefas do operador.

Os tipos de Picking são:

·    Discreto: o pedido é coletado um por vez aplicado em unidade de separação de grande volume.

·      Por lote: o pedido é coletado de forma conjunta através de um grupo de pedidos, aplicado em unidades de separação de médio/pequeno volume.

·        Por zona: o armazém é divido por zonas, ficando um operador responsável por cada uma dessas zonas, aplicado em grandes áreas de armazéns, com grande variedade de produtos e com produtos que exigem diferentes métodos de manuseio e acondicionamento.

·        Por onda: Divisão de embarque por uma determina característica, aplicado no atendimento de determinados requisitos de serviços, semelhante ao discreto com uma diferença que neste existe o agendamento de um certo número de pedidos ao longo do turno, aplicado para coordenar as funções de separação de pedidos e despacho.



Abaixo uma figuro demonstrando algumas das formas descritas acima:



Os tipos de picking são:

·        Separação de Paletes: quando a menor unidade de separação é o palete;

Separação de camadas de paletes: neste caso a menos unidade de separação é um conjunto de caixas que formam uma camada de palete;

·        Separação de caixas: quando a menor unidade de separação são caixas fechadas;

·        Separação de caixas fracionadas: é o caso em que as caixas necessitam de ser abertas para manuseio de pacotes que compõem a caixa;

·     Separação por itens: alternativa fracionada onde são manuseados itens individuais de determinados produtos.

Áreas de picking

O Picking requer áreas onde os produtos coletados são organizados segundo os seus pedidos, essas áreas se faz necessário que os pedidos sejam colocados de forma estratégica para facilitar montagem de carga e o embarque desses pedidos.

Automação do Picking:

Picking fracionado (Picking list): Com base em uma lista o operador caminha ao longo de linha selecionando os produtos que constam no pedido.

Picking com rádio frequência: o terminal de rádio frequência indica os produtos que devem ser coletados e faz a comprovação.

Pickimg By voice: O operador trabalha com as mãos livres, o comando é dado por voz e operador também recebe por voz.

Picking by light: o indicador digital indica o produto que deve ser coletado e sua respectiva quantidade. 

Palavras chaves usadas nesta aula: Picking, operador, separação, processo e produtos

Material Complementar:  Confira no vídeo o ganho de produtividade que a solução de separação por voz da Vocollect gera no armazém. Neste caso o ganho de produtividade foi de 25% no picking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário