terça-feira, 15 de março de 2016

A dinâmica do estoque (parte 1)

São Paulo, 15 de Março de 2016.



Objetivo dessa aula:

            O objetivo dessa aula foi explicar e exemplificar a dinâmica dos estoques, quem vem a ser o momento em que os níveis de estoque atingem ou indiquem a necessidade de ressuprimento, momento este que um profissional formado na área de logística deverá usar seus conhecimentos bem como o cruzamento de informações e cálculos para se chegar até o momento exato em que esse estoque deverá ser reabastecido para que assim a empresa possa atender a demanda.


Principais pontos abordados:
           
      Tudo começa quando os estoques são abastecidos, ficando o mesmo em seu nível máximo, ou seja esse estoque está pronto para atender sua demanda, podendo estar com seu nível máximo tanto de produtos que já estão totalmente finalizados ou até mesmo aqueles que ainda irão passar por processo de produção.
O tempo vai passando e esse estoque vai tendo sua quantidade diminuída, devido à venda ou a produção já ter ocorrido, no caso de matérias primas e conforme esse consumo vai ficando mais intenso, o nível do estoque que estava máximo no início, vai ficando em seu nível mínimo podendo chegar até  nível zero, momento esse que já não há mais estoque algum.
A partir desse momento já se faz necessário o reabastecimento desses produtos, então a empresa começa a entrar em negociação com seus fornecedores para que esse reabastecimento ocorra de forma eficiente e eficaz para que seus estoques voltem a ocupar a posição de nível máximo.
Os fornecedores então fazem a entrega desses produtos e o nível que estava mínimo ou zero, é reabastecido e seu nível volta ao seu nível máximo.
E então começa tudo novamente, os produtos vão sendo consumidos e seus estoques vão voltando a nível mínimo ou zero, se fazendo necessário a repetição de todo processo de negociação e reabastecimento. Oscilando entre nível máximo e nível mínimo.
A politica da empresa irá determinar seu estoque de segurança, que vem a ser a variação que pode ocorrer por parte do fornecedor ou pela demanda, assim o estoque nunca ficará no nível zero.
Importante também saber o giro de estoque da empresa, que é a medida de quantas as vezes o produto saiu dentro de um determinado período, assim, quanto maior o giro do estoque menor custo de manutenção desse estoque e menor custo financeiro. A conta nada mais é do que a quantidade vendida em determinado período em relação ao total de itens armazenados.
Estoque médio é o nível médio de estoque em torno do qual as operações de compra e consumo se realizaram. O estoque médio deve ser contabilizada dos estoques no final de cada período dividido pelo número de período contabilizado. Esse período pode ser diário, semanal, mensal ou anual. Esses estoques devem ser observados os “em mãos” ou “em trânsito”.

Palavras chaves usadas nessa aula: Estoque, custo, demanda, vendas.

Material complementar: Este vídeo mostra na prática como é feito o ponto de ressuprimento dos produtos e o estoque de segurança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário