terça-feira, 26 de abril de 2016

Realização da Prova Parcial

São Paulo, 26 de Abril de 2016

Nessa aula foi realizada a prova parcial, valendo 0,50 pontos.

 Gabarito Questões objetivas 


A seguir apresenta-se a resolução da Prova 1A que serve de referencia para as demais.


Ao  final  estão  também  apresentados  os  elementos  que  devem  compor  a  dissertação

proposta das questões 

Questões objetivas (ltipla escolha)

Questão-1 (valor: 1,0)

Ballou (2001, p.21) menciona que “A missão da Logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas aos clientes, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.”
Tendo  em  conta  o  conceito  acima,  sinalize  qual  das  alternativas  é  Falsa  em  relação  à

missão da Logística definida pelo autor.

Fonte: Ballou, Ronald. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.



A.   Garantir a entrega do produto que foi solicitado pelos clientes. (Verdadeira)

B.   Assegurar  que  a  entrega  dos  produtos  ou  serviços  ocorrerá  no  tempo  acordado

com os clientes. (Verdadeira)

C.   As empresas focadas no atendimento dos seus clientes permitem que os mesmos possam estabelecer as condições que os produtos sejam entregues, em que local, em qual data e janela de horário especificados. (Verdadeira)
D.   Todo o esforço logístico no atendimento dos clientes deve ser feito sem perder de

vista os custos envolvidos, pois os mesmos afetam o retorno (lucro) da empresa, logo as atividades logísticas requerem planejamento, controle e execução de excelência, para assegurar que tanto os objetivos do cliente como da empresa sejam atendidos. (Verdadeira)
E.   Ter  sempre  estoques  em  grande  quantidade,  independente  do  produto  e  de  suas 

condições de suprimento, é uma garantia de atender a missão da logística. (Falsa)



Comentário:  Tendo  em  conta  a  definição  de  Ballou  (2001,p.21),  as  alternativas marcadas como Verdadeira implicam que atendem algum dos requisitos apontados, enquanto que a alternativa que menciona: “Ter sempre estoques em grande quantidade, independente do produto e de suas condições de suprimento, é uma garantia de atender a missão da logística” é incorreta, pois essa afirmação não está colocada por Ballou, que ao invés disso menciona que a Logística deve atender ao cliente e buscando para isso soluções que forneçam a maior contribuição para a empresa,  logo  os  estoques  devem  ser  na  medida  certa  para  atender  ao  nível  de serviço, e não ter excesso de estoques que cria custos desnecessários à empresa.

Plano de Ensino: Unidade II. Referência: Ching (2010); Martins (2012); Ballou(2001).

Questão-2 (valor: 1,0)

Segundo  Panitz  (2010)  “estoques  são  os  produtos,  componentes  e  materiais  de propriedade  da  empresa,  armazenados  para  fins  de  uso  futuro  (venda,  produção, serviços). Podem estar na empresa, num armazém, num terminal, ou em trânsito.” Fonte: Panitz, Carlos E. Dicionário de Logística. São Paulo: Clio Editora, 2010.


São feitas as seguintes asserções (afirmações):

I.       Estoques da empresa, são os estoques de propriedade da empresa, que podem

estar na empresa (on hand) ou em transito (in transit).

II.      A empresa pode ter estoques de fornecedores, porém que não sejam de sua propriedade   até   que   os   mesmos   sejam   vendidos,   caso   dos   estoques consignados.
III.      Os estoques de propriedade da empresa, que estão em seu estoque, e que não tem plano de venda futura, chamados de estoques obsoletos, não podem ser considerados  estoques  da  empresa,  uma  vez  que  não  tem  previsão  de  venda
futura.



É correto o que se afirma apenas em: A.   I.
B.   II.

C.   III.

D.  I e II. E.   I e III.


Comentário:  As  afirmações  (I)  e  (II)  são  verdadeiras,  uma  vez  que  estoques  da empresa são aqueles de sua propriedade, podem estar na empresa ou em transito (afirmação I), porém a empresa pode ter estoques que ainda não sejam de sua propriedade, denominados de estoques consignados, pertencem ao fornecedor até o momento que sejam vendidos (afirmação II).

a afirmação (III) é incorreta, pois estoques obsoletos são estoques da empresa, que
resultam em perdas, uma vez que não tem previsão de venda futura.

Plano de Ensino: Unidade III. Referências: Ching (2010); Martins (2012); Panitz (2010).


Questão-3 (valor: 1,0)

O Gráfico ilustra a dinâmica de estoque para uma demanda regular e uniforme. Sabe- se que a taxa da demanda é de 500 unidades/dia, e o tempo de ressuprimento do fornecedor é de 2 dias. 

Sabe-se que:

E_médio = (E_inicial + E_final)/2 

Pr = Tr x D + Emin ; onde Pr é o Ponto de ressuprimento. Q = Emax – Emin ; onde Q é o tamanho do Lote.
TT = (Emax – Emin)/D ; onde TT é o tempo entre pedidos.



Sinalize qual das alternativas está incorreta

A.   O estoque médio é de 2750 unidades.  (Verdadeiro)

B.   O Ponto de Ressuprimento é de 1500 unidades. (Verdadeiro) C.   O tempo entre pedidos é de 9 dias. (Verdadeiro)
D.   O Lote de ressuprimento é de 5000 unidades (Falso)

E.   Em 2 dias o consumo de estoque é de 1000 unidades. (Verdadeiro)



Comentário:
Estoque médio = (5000+500)/2 = 2750 unidades

Ponto ressuprimento = 2 x 500 + 500 = 1000 + 500 = 1500 unidades => ou direto na Figura.

Tempo entre Pedidos = (5000 – 500)/500 = 9 dias => ou direto na Figura. Lote Ressuprimento = 5000 – 500 = 4500 unidades => ou direto na Figura.
Consumo do estoque em 2 dias = Demanda diária x tempo = 500unidades/dia x 2 dias
= 1000 unidades => ou direto na Figura.

Plano de Ensino: Unidade III. Referências: Ching (2010); Martins (2012).



Questão-4 (valor: 1,0)

As novas filosofias gerenciais indicam que, para uma empresa obter elevados níveis de desempenho em termos de qualidade ou eficiência, é preciso reduzir os estoques. “Eles trazem uma série de complicações, sendo a principal o fato de ocultarem problemas.   A vantagem principal de estocar é que permite conviver com a variabilidade,  ao  invés  de  removê-la,  tais  como  fornecedores  pouco  confiáveis, incerteza quanto às atividades a executar, mudanças repentinas nos planos, entre outras. 

Fonte:    texto    extraído    do   site    http://www.aecweb.com.br/cont/m/cc/reducao-de-estoques-pode- contribuir-para-qualidade-e-eficiencia_8943 , em 11/04/2015.

Como mostrado no artigo gerenciar o estoque tem grandes impactos no desempenho da   empresa.   Na   coluna   (A)   apresentam-se   situações   que   podem   ocorrer   em decorrência  dos  estoques  e  na Coluna (B)  são  aspectos  ligados  aos  estoques  que podem ser positivos ou negativos.
Coluna (A): situações

I.       Atender ao nível de serviço. (a)   

II.       Retrabalhos e custos adicionais. (b)       

III.      Prevenir contra incertezas da demanda e do fornecimento. (a)       IV.       Baixa qualidade de fornecimento.  (b)       
V.       Permitir economias de escala nas compras e no transporte.  (a)      

Coluna (B): aspectos relacionados com os estoques

a)   Estão ligados às finalidade dos estoques.


b)   Os estoques podem esconder, gerando custos adicionais.
Sinalize qual alternativa que corresponde à correta associação entre as colunas (A) e (B) respectivamente.
A.   I-a; II-b; III-a; IV-b; V-a. 

B.   I-a; II-b; III-b; IV-a; V-b. C.   I-b; II-a; III-a; IV-b; V-b. D.  I-a; II-b; III-a; IV-a; V-a. E.   I-b; II-b; III-a; IV-b; V-a.


Comentário: Aqui basta verificar qual item da coluna (A) corresponde respectivamente à coluna (B), ver respostas na própria coluna (A). Na sequência, basta verificar qual das alternativas que corresponde a essa associação.
Plano de Ensino: Unidade III. Referências: Ching (2010), Martins (2012); Chopra(2003).



Questão-5 (valor: 1,0)

Tendo em conta que uma empresa de varejo tem como estratégia trabalhar com estoques para atender à demanda  de  produtos  de  moda, que tem uma sazonalidade muito grande ao longo do ano em termos dos tipos de produtos requeridos pelos consumidores. A seguir são feitas as seguintes asserções (afirmações):
I.       O  melhor  para  esse  tipo  de  mercado  é  trabalhar  com  altos  níveis  de  estoque

para assegurar o atendimento da demanda, em razão da grande variação que ocorre na procura deste tipo de produto, pois se tiver excesso de estoque não haverá problemas, pois se pode vender o produto na estação seguinte, isto é, não há perdas.
II.       A  estratégia  está  em  manter  um  alto  estoque  de  segurança  para  assegurar  as

variações que ocorrem entre as estações do ano.

III.      A gestão de estoque deve ser feita buscando-se atender a demanda, porém com estoques bem ajustados, pois como é um produto que muda na troca das estações  do  ano,  o  seu  excesso  provoca  custos  adicionais  ou  mesmo  perdas
para a empresa.

É correto o que se afirma apenas em: A.   I e II
B.   I e III

C.   II e III D.   II
E.   III



Comentário:

O mercado de moda, devido a grande variação sazonal requer trabalhar com estoques bem ajustados, uma vez que o seu excesso implica em perdas, uma vez que a moda muda a cada estação.
Assim, a Afirmativa (I) está incorreta pois afirma que a estratégia é trabalhar com altos

níveis de estoque considerando que os produtos podem ser vendidos na estação seguinte, o que é incorreto, produto cuja venda foi perdida resulta em item obsoleto, que precisa ser vendido imediatamente (promoções de final de estação) para evitar perdas.
A Afirmativa (II) está incorreta, pois os estoques de uma estão são consumidas naquela estação e não entre estações. Recomenda-se trabalhar para produtos de grande variação sazonal com baixo nível de estoque para evitar perdas com obsolecência. Deve-se  trabalhar  de  forma  a  responder  rapidamente  à  demanda,  sistema  JIT, evitando-se estoques excessivos.
A afirmativa (III) mostra o exato ajuste que se deve ter entre o balanceamento dos estoques  com  a  demanda  para  essa  categoria  de  produto  (grande  variabilidade sazonal)


Plano de Ensino: Unidade IV. Referências: Ching (2010); Chopra (2003).

Questão-6 (valor: 1,0)

Uma empresa de varejo realiza o Planejamento de reposição do Produto “Leite Muu” para o próximo mês (N), estamos no final do mês anterior (N-1), e o estoque no final desse  mês  é  de  500  unidades.   foi  colocado  um  pedido  de  1500  unidades  que chegará na semana S1 do mês N. Os dados estão ilustrados na Tabela.
A politica de estoques da empresa definiu que esse produto deve ter um estoque de segurança (ES) semanal de 200 unidades, isto é, Estoque no final (Ef) de cada semana precisa ser igual ou maior que 200 unidades (ES).
A demanda para o mês seguinte (N) foi informada, vide na Tabela a linha Demanda (vendas previstas).
O fornecedor do produto “Leite Muu” assegura o fornecimento desde que observados

os seguintes parâmetros de suprimento:

    Lote mínimo do pedido: 1000 unidades

    Múltiplo do pedido a partir do lote mínimo: 500 unidades

§    Tempo de ressuprimento (lead time) : 1 semana, isto é, se pede na S1 entrega

na S2, e assim sucessivamente.

Tabela: Planejamento do produto “Leite Muu”



Fórmulas:

Ef = Ei + Rec Vendas

Ei_próximo peodo = Ef_peodo anterior Calculo da Necessidade (N)
Se Ef >= ES, então N = 0

Se Ef < ES, então N = (ES Ef)

Pedidos de Compras (PC) deverá observar: PC Necessidade (N)
PC Pedido mínimo

PC: deverá ser sempre o múltiplo do pedido mínimo que atenda a Necessidade (N).

Sinalize   qual   das   alternativas   representa   corretamente   o   Pedido   de   Compras

correspondente às semanas S1, S2 e S3 respectivamente do mês N. A.   2000; 2500; 3500.
B.   2000; 3000; 3500.

C.   0; 2500; 3000.

D.  1500; 2500; 3500. E.   1700; 2200; 3200.


Comentários:

Quadro com a solução

Justificativas:

Ei_S1 = Ef_S0 = 500

Ef_S1  =  500  +  1500   1500  =  500,  como  é  maior  que  ES=200,  não  temos  Necessidade

adicionais de materiais. Ei_S2 = Ef_S1 = 500
Ef_S2 = 500 + 0 – 2000 = -1500, logo temos necessidade.

Necessidade  =  200   (-1500)  =  1700,  para  atender  a  demanda  e  ao  estoque  de segurança, porém precisamos olhar os requisitos dos parâmetros de fornecimento, mínimo de 1000 unidades e múltiplo de 500, logo o pedido para o fornecedor deverá ser  de  2000  unidades,  que  precisam  ser  recebidas  na  S2,  como  o  tempo  de ressuprimento é de 1 semana, o Pedido de Compras (PC) precisa ser colocado na S1. PC_S1 = 2000 unidades.
Recalculando o Ef_S2 com o novo recebimento temos: Ef_S2 = 500 + 2000 – 2000 = 500


Ei_S3 = Ef_S2 = 500

Ef_S3  =  500  +  0  -2500  =  -2000,  logo  temos  Necessidade  adicionais  de  recebimento  de

materiais.

Necessidade  =  200   (-2000)  =  2200,  para  atender  a  demanda  e  ao  estoque  de segurança, porém precisamos olhar os requisitos dos parâmetros de fornecimento, mínimo de 1000 unidades e múltiplo de 500, logo o pedido para o fornecedor deverá ser  de  2500  unidades,  que  precisam  ser  recebidas  na  S3,  como  o  tempo  de ressuprimento é de 1 semana, o Pedido de Compras (PC) precisa ser colocado na S2. PC_S2 = 2500 unidades.
Recalculando o Ef_S3 com o novo recebimento temos:

Ef_S3 = 500 + 2500 – 2500 = 500 Ei_S4 = Ef_S3 = 500
Ef_S4  =  500  +  0  -3500  =  -3000,  logo  temos  Necessidade  adicionais  de  recebimento  de

materiais.

Necessidade  =  200   (-3000)  =  3200,  para  atender  a  demanda  e  ao  estoque  de segurança, porém precisamos olhar os requisitos dos parâmetros de fornecimento, mínimo de 1000 unidades e múltiplo de 500, logo o pedido para o fornecedor deverá ser  de  3500  unidades,  que  precisam  ser  recebidas  na  S4,  como  o  tempo  de ressuprimento é de 1 semana, o Pedido de Compras (PC) precisa ser colocado na S3. PC_S3 = 3500 unidades.
Recalculando o Ef_S4 com o novo recebimento temos:

Ef_S4 = 500 + 3500 – 3500 = 500



Plano de Ensino: Unidade V. Referência: Martins (2012)

Questão-7 (valor: 1,0)

A  figura  a  seguir  ilustra  a  relação  entre  os  Estoques  e  os  fluxos  de  demanda  e

suprimentos, para os quais são feitas as seguintes asserções (afirmações):


I.       Os estoques atuam como um regulador entre a demanda e o suprimento.  (V)

II.      Quando os fluxos de saída (demanda dos clientes) e entrada (suprimentos) não forem iguais haverá a necessidade de estoques, se os tempos de ressuprimento não atenderem os prazos do cliente.   (V)    
III.       Os  estoques  podem  não  ser  necessários  quando  os  fluxos  de  entrada  e  saída

forem iguais no tempo.    (V)

IV.       Podemos  fazer  uma  analogia  do  estoque  de  produtos  à  caixa  de  água  em

nossas casas, que atua como regulador entre o consumo e o fornecimento.  (V)    

As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente (V: Verdadeira, F: Falsa):

A.         V, F, F, V. B.          V, V, F, V.
C.          F, V, V, F.

D.         V, V, V, V. E.          F, F, F, V.
Comentários: todas as afirmações feitas são verdadeiras.

Plano de Ensino: Unidade II. Referências: Ching (2010), Martins (2012)

Questão-8 (valor: 1,0)

A  Tabela  mostra  o  desempenho  dos  produtos  A  e  B  no  estoque  em  um  determinado

período.

Tabela de estoque dos Produtos A e B em unidades


São feitas as seguintes afirmações:

I.       Os produtos A e B tem o mesmo desempenho, pois ambos atendem a demanda

e ficam com estoque final igual a zero. (Falso)

II.       O  produto  B  tem  o  melhor  desempenho  que  o  produto  A,  pois  trabalha  com

um maior nível de estoque médio. (Falso)

III.       O  melhor  desempenho  no  período  foi  do  produto  A,  pois  tem  um  giro  muito

superior que do produto B, e com menor nível de estoque médio. (Verdadeiro)

É correto o que se afirma apenas em: A.   I.
B.   I e II. C.   I e III. D.   II.
E.   III.



Comentários:

Os   produtos   A   e   B   tem   desempenhos   diferentes,   basta   verificar   os
indicadores de desempenho com base no Giro e no estoque médio.

O produto B tem menor desempenho que o produto A, pois gira menos e
trabalha com estoque médio mais alto.

O produto A tem o melhor desempenho pois tem um Giro muito superior que do produto A, e trabalha com estoque médio mais baixo (menor custo de capital).

Concluindo, as afirmações (I) e (II) são Falsas e a (III) é verdadeira.

Plano  de  Ensino:  Unidade  IV.  Referências:  Ching  (2010);  Martins  (2012); Gasnier (2005)


Questões Discursivas  - Responda na Folha de respostas.



Questão-1 (valor: 1,0)

A Gestão de Estoques envolve planejamento, execução, controle, e plano de ação corretiva  sobre  os  desvios.     Para  que  possamos  fazer  um  controle  do  estoque utilizamos alguns indicadores, como por exemplo, o Estoque médio, o giro do estoque, e tempo de validade dos produtos.
Elabore uma dissertação entre 12 a 15 linhas explicando como  usar  os  indicadores citados  no  controle  de  estoque,  que  tipo  de  informação  podemos  extrair  desses indicadores e que  tipos  de  ações  eles  nos  ajudam  na  melhoria  do  desempenho da empresa.


Comentários:

Elementos a serem usados na análise:

Explica para que serve o estoque médio e que tipo de informação está a ele associado. Explica o significado do Giro do estoque e como o mesmo relaciona-se com o uso de capital em estoques, qual a importância de avaliar o giro dos produtos.
Discutir  a  utilização  das  informações  de  estoque  médio  (R$)  e  de  giro  associadas  para

avaliar o desempenho.

Tempo de validade e a razão de controlar, suas implicações para o estoque, que tipos

de ações devem ser tomas.

Segue um exemplo de texto contendo os elementos mencionados:

O Estoque médio informa o nível de estoque que a empresa trabalha no período (em R$), dá uma indicação do valor envolvido nos estoques. O estoque deve atender ao nível de demanda, mas se for possível atender a demanda com nível de estoque mais baixo é desejável em termos do uso do capital.
O Giro dos estoques mostra como está sendo utilizado o capital investido em estoque, quanto maior o giro dos estoques implica um melhor uso do capital empregado, isto é, o capital aplicado em estoques resulta em vendas frequentes, que geram capital para aquisição de novos estoques. Giro de estoques baixo é um problema para a empresa e


afeta o seu desempenho, pois implica que não consegue realizar vendas no nível adequado para aqueles produtos em estoque.
O tempo de validade dos produtos em estoque é uma atividade de controle importante para evitar perdas, pois produtos que perdem a sua validade ou não podem ser vendidos ou tem o seu valor depreciado, assim, controlar a validade dos itens no estoque é fundamental para evitar perdas, produtos próximos a sua validade podem ser feitas promoções para que possam ser vendidos e com isso não incorra em perdas.


Plano de Ensino: Unidade IV. Referências: Ching (2010), Martins (2012); Gasnier

(2005)



Questão-2 (valor:1,0)

No  livro  da  leitura/Apresentação  Lúdica  "A  Bola  não  entra  por  acaso"  de  Ferran Soriano, o autor num de seus capítulos fala sobre o "Time Vencedor", p.73 a p.95, e diz que se houvesse uma fórmula para representá-lo seria:
Time  vencedor  =  (Compromisso  x  Equilíbrio)Talento  ,  ou  dito  de  outra  forma,  o  time

vencedor   é    resultado   do   produto   entre    Compromisso     Equilíbrio   e

potencializado pelo Talento.

Por  outro  lado,  ao  discutir-se  sobre  a  Competência  Profissional,  se  fosse  possível

representá-la por uma fórmula seria:

Competência = C x H x A x V  

C: de conhecimento H: habilidade
A: Atitudes V :Valores
Pede-se para elaborar uma dissertação entre 12 a 15 linhas refletindo sobre as competências  na  formação  do  Analista  de  Suprimentos e no  seu  desempenho  dentro de um time vencedor para fazer a empresa atingir aos seus objetivos.


Fonte: Soriano, Ferran. A Bola não entra por acaso. São Paulo: Editora Lafonte, 2010.


Comentário

Aqui temos apresentado dois conceitos:

Conceito sobre Time Vencedor e os componentes que o influenciam tendo por base o descrito por Soriano (2010, p. 73-95), e outro conceito sobre Competência profissional e seus componentes, que discutimos na Aula Inaugural.
Vejam que 

Time vencedor = (Compromisso x Equilíbrio)Talento 

Compromisso  está  ligado  com  Atitude  do  individuo  para  com  o  Grupo  em  que

trabalha

Equilíbrio está ligado tanto às questões de atitudes do individuo, bem como seus valores, para que possa desenhar papeis dentro da equipe que possa aceitar para o bom trabalho da mesma.
 Talento  está  diretamente  relacionado  ao  Conhecimento  e  as  suas  Habilidades,  no

futebol especialmente às suas Habilidades.



Estabelecido  essa  relação  entre  o  Time  Vencedor  e  as  Competências  do  individuo,

podemos elaborar o seguinte texto.



Para formar um Analista de Suprimentos é necessário desenvolver competência, por sua  vez  implica  em  adquirir  conhecimentos  necessários  relativos  à  função,  tanto especifica  ligada  à  logística, como Suprimentos e Gestão da Demanda e dos Estoques, como também dentro de uma visão de gestor e colaborador dentro de uma equipe, que tem de considerar propostas e soluções dentro de um escopo que atenda aos aspectos econômicos, ético e socioambiental.
Por outro lado apenas a aquisição de conhecimentos é insuficiente para assegurar que

o  profissional  esteja  preparado  para  o  mercado,  torna-se  necessário  praticar  esse conhecimento,  expondo-o  a  diversas  situações  práticas  que  permitam  a  utilização desses  conhecimentos, desenvolvendo a sua capacidade  analítica  e  de  decisão. Com esse objetivo são feitas atividades em cada uma das áreas de conhecimento para desenvolver  essa  prática,  sendo  a  mais  importante  aquela  que  envolve  o  Projeto Interdisciplinar ao longo dos semestres, onde essas práticas vão se interrelacionando, e


esses  conhecimentos  passam  a  ser  vistos  e  aplicados  em  uma  empresa  real  que  será

objetivo de estudo.

As  Atitudes  e  Valores  são  estimulados  e  desenvolvidos  através  dos  trabalhos  em equipe, em que  o  individuo  precisa  colaborar, comprometer-se,  assumir  papeis  dentro da  equipe de forma a dar  o  melhor  para  o  desenvolvimento  dos  trabalhos  da  equipe para que os objetivos sejam atingidos.
Assim,  ao  longo  do  período  em  que  se  desenvolve  a  competência  do  Analista  de Suprimentos para o mercado, trabalha-se  também  a  sua  preparação  para  enfrentar  o ambiente empresarial, em que tanto a sua competência pessoal é requerida, mas a sua capacidade de trabalhar em equipe, com comprometimento e Equilíbrio, na junção das diversas  competências  para  resultar  num  bom  trabalho  de  equipe  e  com  isso  ter  um time vencedor que consiga entregar resultados que foram estabelecidos como metas. Como mencionado por Soriano (2010), o talento potencializa as alternativas e soluções para  um  dado  desafio,  porém  não  basta  apenas  o  talento  individual, é  necessário desenvolver  o  comprometimento  do  grupo,  o  entendimento  dos  papéis  e  o  equilíbrio emocional,  esses elementos passam tanto pelo membros da equipe como pelo trabalho da liderança no grupo.


Comentário adicional ligado ao Futebol: vejam um exemplo de time vencedor: o AUDAX de Osasco, no atual campeonato Paulista de Futebol, tem uma folha de pagamentos  10x  menor  que  a  do  Santos,  ambos  finalistas,  o  Audax  tem  alguns jogadores de talento médio, mas sua força reside no comprometimento entre os jogadores de aplicar um esquema tático definido pelo treinador, no equilíbrio entre as suas linhas de defesa e ataque. 



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário